Estudo publicado na revista “Diabetologia” |
Os produtos lácteos são uma fonte importante de proteínas, vitaminas e minerais. Contudo, estes alimentos também contêm gordura saturada, a qual não se deve ser consumida em grandes quantidades e é recomendável que seja substituída por outras opções com baixo teor de gordura.
Estudos anteriores que avaliaram a associação entre o consumo de produtos lácteos e o desenvolvimento da diabetes obtiveram resultados discrepantes. Assim, de forma a tentar esclarecer esta associação, os investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, contaram com a participação de 753 indivíduos que desenvolveram diabetes ao longo dos 11 anos do período de acompanhamento e com 3.502 indivíduos saudáveis. Os participantes forneceram informação sobre todos os alimentos e bebidas que ingeriam.
O estudo apurou que consumo de total de produtos lácteos, com elevado ou baixo teor de gordura, não estava associado com o aparecimento da diabetes, após os investigadores terem tido em conta fatores como estilo de vida, educação, obesidade, hábitos alimentares e total de calorias ingeridas. A ingestão de leite e de queijo também não se associou com o risco desta doença.
No entanto, os investigadores constataram que os participantes que consumiam doses elevadas de produtos lácteos fermentados com baixo teor de gordura, como iogurte, queijo fresco e requeijão com baixo teor de gordura, apresentavam, comparativamente com os não consumidores, um risco 24% menor de desenvolver diabetes ao longo dos 11 anos do período de acompanhamento.
Após terem analisado separadamente os produtos lácteos fermentados com baixo teor de gordura, os investigadores verificaram que o iogurte estava associado a um risco 28% menor de desenvolver diabetes. Esta redução do risco foi observada nos participantes que ingeriam uma média de quatro iogurtes e meio por semana.
Apesar de os resultados deste estudo não provarem que o consumo de produtos lácteos causa uma redução do risco da diabetes, estes alimentos contêm constituintes benéficos como a vitamina D, cálcio e magnésio. Adicionalmente, os produtos lácteos fermentados podem exercer efeitos benéficos contra a diabetes através das bactérias probióticas e uma forma específica de vitamina K associada à fermentação.
Num altura em que somos bombardeados com dados que sugerem que consumo de determinados alimentos, como bebidas açucaradas, são prejudiciais para a saúde, é reconfortante saber que outros alimentos como o iogurte podem ser benéficos”, conclui a líder do estudo, Nita Forouhi.
[via]
0 comentários:
Enviar um comentário