quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Fatores de risco vasculares afetam 55% das regiões Norte, Centro e Lisboa

Estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública
Mais de metade da população das regiões Norte, Centro e Lisboa têm dois ou mais factores de risco vasculares, dá conta um estudo levado a cabo pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).

"A diferença deste estudo para outros está em ver qual é o número de factores de risco existentes em cada pessoa. E o número [cerca de 55% em três regiões de Portugal Continental] é alarmante. Pode ser uma pessoa hipertensa que fuma ou uma pessoa obesa com diabetes", disse à agência Lusa a coordenadora do estudo "E-Cor", Mafalda Bourbon.

De acordo com a especialista, o que é "ainda mais preocupante" é o facto de esta percentagem dizer respeito a factores de risco como a diabetes, a hipertensão, o colesterol elevado, o tabagismo e o excesso de peso/obesidade, não estando a ser considerados nestes 55% os hábitos de vida como a dieta ou o sedentarismo.


Mafalda Bourbon refere que "não é faixa etária mais nova [18/35 anos] que regista mais factores de risco", mas considera já que a percentagem nos adultos/jovens é igualmente "preocupante" até porque, diz a investigadora, é este o sector da sociedade que descura mais a prevenção.

"As pessoas têm de ter noção de que têm de controlar mais a sua saúde. Na faixa 18/34 anos, ninguém está muito preocupado com a saúde. E 20% dos adultos/jovens já têm dois factores de risco. E os factores de risco são cumulativos. Quantos mais se tem, a probabilidade de ter um evento cardio-cérebro-vascular aumenta exponencialmente", disse.

O que distingue o "E-Cor" de outros estudos é o facto de este conter uma "caracterização bioquímica muito grande", o que permite "determinar a prevalência do número de factores de risco por pessoa".

O "E-Cor", que teve início em 2012, ainda está em curso prevendo-se que termine no final deste ano, analisa factores de risco biológicos, genéticos e os de estilo de vida.

[via]

0 comentários:

Enviar um comentário