segunda-feira, 22 de julho de 2013

Consumo de frutas e vegetais aumenta longevidade

Estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”
O consumo de cinco porções de fruta e vegetais influencia a longevidade, sugere um estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”.

Neste estudo os investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, decidiram analisar a associação entre o consumo diário de diferentes quantidades de fruta e vegetais e o tempo e data das mortes, numa população 71.076 suecos, os quais tinham preenchido questionários completos sobre a sua alimentação.

Os participantes, que foram acompanhados ao longo de 13 anos, tinham entre 45 e 83 anos e metade deles eram homens. Durante o período de acompanhamento morreram 11.500 indivíduos.

Após terem analisado os resultados, os investigadores constataram que o consumo de menos de cinco porções de fruta e vegetais por dia estava progressivamente associado a uma menor longevidade e uma maior taxa de morte, comparativamente com o consumo de cinco ou mais porções destes alimentos. Quanto menos frutas e vegetais comiam, menor era longevidade dos participantes.

Os participantes que nunca comiam este tipo de alimentos tinham em média uma redução de três anos na sua longevidade, e um risco 53% maior de morrerem durante o período de acompanhamento, em comparação com aqueles que consumiam cinco porções ou mais de fruta e vegetais por dia.

Quando os investigadores tiverem em consideração factores como o índice de massa corporal, a prática de exercício físico e o tabagismo, os resultados não variaram muito. Através da análise do consumo de frutas e vegetais separadamente, foi verificado que quem nunca comia fruta vivia, em média, 19 meses menos do que aqueles que consumiam uma porção diária. Aqueles que consumiam três porções de vegetais diários viviam, em média, mais 32 meses do que aqueles que não consumiam este tipo de alimentos.

O estudo refere ainda que, de acordo com a organização mundial de saúde, os adultos deveriam consumir um mínimo de 400g de fruta e vegetais por dia.

[via]

0 comentários:

Enviar um comentário