quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

OMS apela para a vigilância do novo vírus

Portugal ainda sem casos de infeção
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou para a vigilância de um vírus potencialmente fatal que foi confirmado em 12 pessoas no mundo, dá conta uma notícia avançada pela agência Lusa.

Este apelo da OMS surge após ter sido diagnosticado um vírus do género da pneumonia atípica (SRAS) em cinco pessoas na Arábia Saudita (das quais três morreram), duas na Jordânia (ambas morreram), quatro no Reino Unido (dois elementos da mesma família hospitalizados) e uma na Alemanha.

“Em função da actual situação e de informações fiáveis, a OMS encoraja todos os Estados-membros a continuar a supervisionar o aparecimento do SRAS e a examinarem todos os sintomas fora do vulgar”, disse a organização em comunicado.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) revelou que, no entanto, ainda não foi identificado em Portugal qualquer caso de infecção do novo coronavírus.

A DGS adiantou que “não se pode excluir a transmissão pessoa a pessoa, uma vez que foram recentemente identificados, no Reino Unido, dois doentes sem história de viagem à Península Arábica, mas com contacto próximo com um caso confirmado”.

Segundo a DGS, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) está preparado para identificar o novo coronavírus.

As autoridades indicam que “não existem, por ora, recomendações internacionais para restrições de viagens e trocas comerciais”.

[via]

0 comentários:

Enviar um comentário