segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Perder de peso: horas das refeições também são importantes

Estudo publicado no “International Journal of Obesity”

As pessoas que estão a tentar perder peso não devam apenas estar atentas aos alimentos que ingerem, mas também à altura do dia em que os consomem, sugere um estudo publicado no “International Journal of Obesity”.

Para avaliar o papel que as horas das refeições poderiam ter na eficácia da perda de peso, os investigadores do Brigham and Women's Hospital, Tufts University, nos EUA, e da Universidad de Murcia, em Espanha, contaram com a participação de 420 indivíduos com excesso de peso que integraram um programa de perda de peso ao longo de 20 semanas.

Os participantes foram divididos em dois grupos: aqueles que almoçavam antes das três da tarde e os que almoçavam depois desta hora. O estudo apurou que estes últimos participantes perdiam significativamente menos peso, comparativamente com aqueles que almoçavam mais cedo. Adicionalmente, foi também verificado que estes participantes apresentavam uma taxa de perda de peso mais lenta. Os indivíduos que almoçavam mais tarde também tinham uma sensibilidade estimada à insulina mais baixa, que é um fator de risco para a diabetes.

Os investigadores liderados por Frank Scheer constataram ainda que a hora do dia a que os participantes faziam as refeições mais pequenas não afetava o sucesso da perda de peso. Contudo, os participantes que almoçavam mais tarde, e perdiam menos peso, também consumiam menos calorias durante o pequeno-almoço e eram mais propensos a saltar esta refeição.

O estudo analisou outros fatores que poderiam influenciar a perda de peso, incluindo calorias totais consumidas e despendidas, quantidade de hormonas associadas ao apetite como a grelina e leptina e duração do sono. Contudo, nenhum destes fatores influenciou os resultados dos dois grupos, o que sugere que a hora da refeição é um fator importante para a perda de peso.

Assim, os autores do estudo sugerem que as novas estratégias terapêuticas da perda de peso deverão incluir não só o consumo calórico e distribuição de macronutrientes, como é habitualmente feito, mas também o momento do dia em que as refeições são consumidas.

[via]

0 comentários:

Enviar um comentário