domingo, 10 de fevereiro de 2013

Perda de visão na diabetes

Investigadores portugueses coordenam ensaio clínico europeu

Um grupo de investigadores portugueses vai coordenar um ensaio clínico, a nível europeu, para procurar um meio de “prevenir a perda de visão na diabetes”.

O ensaio tem como objetivo encontrar um tratamento não invasivo para prevenir “a neurodegeneração retiniana e atrasar o seu desenvolvimento”, disse à agência Lusa José Cunha Vaz, presidente da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI) e coordenador da pesquisa.

“Estamos ainda em fase de estudo e num processo de procura. No entanto, acreditamos no sucesso da investigação, pois “há dados científicos” que se podem considerar “animadores”.

O estudo, que irá decorrer ao longo de dois anos e envolverá 11 centros europeus, avaliará a “segurança e eficácia do colírio para tratar a retinopatia na sua fase inicial”.

Esta doença ocular atinge perto de 30% dos diabéticos e a longo prazo conduz a uma perda severa da visão ou mesmo à cegueira.

O ensaio clínico integra-se num projeto desenvolvido pelo Consórcio Europeu para o Tratamento Precoce da Retinopatia Diabética (Eurocondor), em que participam 17 hospitais, universidades e centros de investigação de oito países europeus, dirigido pelo Instituto de Investigação do Hospital del Vall Hebrón, de Barcelona.

José Cunha Vaz não ficou surpreendido com a escolha do AIBILI para coordenar o ensaio clínico: a instituição “é mais reconhecida a nível internacional do que no plano nacional, como, aliás, sucede com alguns outros centros de investigação portugueses”.

A AIBILI coordena uma “rede europeia que integra 80 centros de estudos, de 16 países, relacionados com a oftalmologia e a visão”, que atualmente está a desenvolver seis investigações a nível internacional, acrescenta José Cunha Vaz.

[via]

0 comentários:

Enviar um comentário