terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Banco Farmacêutico volta a promover recolha de medicamentos


O Banco Farmacêutico realiza no sábado dia 16 de Fevereiro, entre as 09:00 e as 19:00, a V Jornada de Recolha de Medicamentos. Esta edição conta com a adesão de 110 farmácias distribuídas pelas regiões do Alentejo, Algarve, Covilhã, Lisboa, Santarém e Setúbal, avança comunicado de imprensa.

O objectivo do Banco Farmacêutico é sensibilizar os portugueses a doar medicamentos e produtos de saúde, em colaboração com as realidades assistenciais que operam localmente. Este ano vão ser beneficiadas 67 IPSS / Misericórdias, distribuídas pelas seis regiões onde a campanha vai decorrer.

Em quatro anos de Jornadas de Recolha de Medicamentos tem-se registado um crescimento contínuo de número de farmácias, voluntários, instituições apoiadas e também em número de medicamentos recolhidos. Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, tanto o número de instituições apoiadas como as farmácias associadas a esta causa quase duplicou, registando-se um crescimento que ronda os 190% em ambos os casos. Ao longo destes quatro anos foi angariado um total de 28919 medicamentos.

“É muito gratificante assistir ao crescimento do Banco Farmacêutico e, ao longo de quatro edições, constatar o apoio e adesão que esta iniciativa tem suscitado. Temos a certeza que, apesar de estarmos perante uma conjuntura difícil, os portugueses vão continuar a destacar-se pela faceta altruísta que os caracteriza, até porque, neste caso, sabem que instituições estão a ajudar”, explica Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico.

A edição deste ano conta com o apoio de cada uma das Farmácias aderentes, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias (ANF), Logista Pharma e Criações Digitais LDA.

O Banco Farmacêutico nasceu em Milão, de uma colaboração entre a Companhia das Obras e a Associação Lombarda dos Proprietários de Farmácia. A primeira Jornada de Recolha de Medicamentos decorreu, em Dezembro de 2000. Desde então, a Jornada realiza-se todos os anos, no segundo Sábado do mês de Fevereiro. Actualmente abrange cerca de 3.500 farmácias e já beneficia mais de 450 mil pessoas carenciadas. A iniciativa existe também em Espanha, desde 2007.

Fonte: rcmpharma

0 comentários:

Enviar um comentário